Roterdã Rooftop Walk, 2022 (Foto: Ossip van Duivenbode)

Uma nova perspectiva em Roterdã

O Rotterdam Rooftop Walk é uma instalação temporária projetada pelo MVRDV para o evento anual Rotterdam Rooftop Days, que proporciona experienciar diferentes perspectivas da cidade a 30 metros do chão

“O melhor e mais intensivo aproveitamento de telhados nas grandes cidades é essencial”, afirmou o sócio responsável do MVRDV, Winy Maas, na German-Architects, em janeiro deste ano. O arquiteto diz que não só as áreas poderiam ser melhor aproveitadas, mas as “quintas fachadas”, pouco usadas, também poderiam ser espaços verdes, recreativos, sempre que possível.

O conceito é, portanto, explorado neste mês de junho, a partir do Rotterdamse Dakendagen (em holandês), ou o Rotterdam Roof Days, evento anual em Roterdã, que estimula o aproveitamento da cidade através da perspectiva de telhados – neste ano, o MVRDV assina o percurso que interliga a cobertura de uma série de edificações.

 

(Fotos: Ossip van Duivenbode)

 

A instalação temporária, executada pela empresa holandesa Steigers, conecta prédios vizinhos e configura uma rota de 600 metros, que também apresenta pequenas exibições sobre como coberturas podem ser, no futuro, contribuintes para uma cidade mais sustentável e habitável – por exemplo, a partir da incorporação de estratégias de armazenamento de água, espaços com vegetação, estruturas para produção de alimentos, geração de energia, e mais.

 

 

(Fotos: Ossip van Duivenbode)

 

A obra atual é, ainda, continuidade ao projeto de 2016, também assinado pelo escritório – o Stairs to Kriterion, uma instalação temporária na Estação Central de Roterdã, que alcançou o cinema Kriterion.

 

Não devemos apenas ocupar e ‘esverdear’ nossos telhados, mas conectá-los, como um novo parque para a cidade! Para isso, o ‘tapete laranja’ e a ponte do Coolsingel são um bom primeiro teste”, explicou Winy Maas.

 

 

(Fotos: Ossip van Duivenbode)

 

Sabe-se que a equipe é também responsável por mais outra instalação, atualmente no telhado do Het Nieuwe Instituut, intitulada The Podium – uma estrutura a 29 metros do solo, acessada pela escadaria de 143 degraus, e aberta ao público até o próximo 17 de agosto.

 

The Podium, 2022 (Foto: Cortesia MVRDV)

 

 

Publicado originalmente no German-Architects.