Plataforma especializada em cultura nipônica oferece novos cursos! Conheça!

Intitulada Momonoki, a plataforma conduz conteúdos programáticos junto a especialistas de múltiplas áreas de pesquisa, e, em parceria com a PROJETO, disponibiliza cupom de desconto exclusivo aos leitores da revista para participarem de cada curso. Saiba mais!

Momonoki (pessegueiro, em livre tradução para o português) define com exatidão o objetivo da plataforma de conhecimento que procura ramificar, conduzir e integrar pesquisadores e assuntos sobre o Japão. Com pauta extensa, a iniciativa disponibiliza cursos virtuais tangentes às mais variadas expressões culturais do país, através de aulas programáticas elaboradas por especialistas de diferentes áreas de pesquisa.

Sob curadoria de Piti Koshimura, fundadora do blog e podcast Peach no Japão (desde 2016), os cursos acontecem ao vivo, via videoconferência, e debruçam-se sobre discussões acerca de arquitetura, moda, fotografia, cinema, história, artes tradicionais, filosofia, gastronomia, espiritualidade e outras tantas temáticas de valorização às raízes do país. Sempre através de pequenas turmas – um dos requisitos para composição dos grupos -, os cursos preveem oportunidades de troca e discussão efetivas por meio de conexões entre participantes e professores residentes em diferentes locais do globo.

Sabe-se ainda que, com recorrência, encontram-se disponíveis programas diretamente relacionados à arquitetura, um dos campos de maior apreço por Koshimura – fato que lhe confere aptidão referencial tanto na escolha de temas a serem trabalhados quanto nos profissionais que ministrarão as aulas.

 

Como gosto de arquitetura, acabo escrevendo bastante sobre o assunto e atraindo muitos arquitetos como leitores, seguidores e participantes dos cursos”, conta Koshimura.

 

Tal foi o interesse que estreitou os caminhos da profissional aos de Marina Lacerda, atual professora de cursos com enfoque em arquitetura oferecidos pela plataforma Momonoki. Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), Lacerda concluiu Mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito, pela Universidade de Campinas (UNICAMP), em 2019, e hoje leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá, em São Paulo.

 

Foi pelo blog e Instagram ‘Peach no Japão’, além de minhas pesquisas sobre o país, que conheci muitos dos pesquisadores que tenho convidado para integrar a Momonoki. (…) Marina me procurou quando estava, na época, planejando sua vinda ao Japão com o intuito de fazer pesquisa para o mestrado, principalmente sobre as obras do Toyo Ito”, pontua Koshimura.

 

Os cursos

A parceria rendeu à Lacerda a realização do curso oferecido pela plataforma atualmente, a saber: “O Vazio na Arquitetura Contemporânea Japonesa”, um aprofundamento na questão do vazio, também tema do curso “Arquitetura contemporânea japonesa: a indeterminação e o vazio”, ministrado por Lacerda em fevereiro/2021. A participação em tal curso anterior, porém, não é pré-requisito para participar da turma atual.

Já o curso inédito “Tradição e Inovação em Kyoto – Repensando cultura japonesa”, seguindo as perspectivas em Antropologia Urbana no Japão de Theodore Bestor, Christoph Brumann, Ronald Dore, Jennifer Robertson e Guven Witteveen, volta-se exclusivamente para a antiga capital Kyoto no século XXI, buscando compreender como seus habitantes produzem e atualizam as tradições japonesas no contexto citadino. O programa é ainda ministrado pelo Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe.

Ambos os cursos citados integram a parceria entre Momonoki e revista PROJETO que, visualizando arquitetos graduados e estudantes do meio como amplo contingente passível de se interessar pelos cursos, disponibilizam um cupom de desconto exclusivo aos leitores da revista. Ao adquirir os cursos, basta o leitor inserir ‘revprojeto10’ no campo “cupom” para garantir 10% de desconto.

Conheça as programações completas e se inscreva!

 

O Vazio na Arquitetura Contemporânea Japonesa

Com Marina Lacerda

21 e 28 de junho, 05 e 12 de julho – às terças-feiras, das 20h às 22h (horário de Brasília)
Curso on-line ao vivo, conduzido em 4 aulas de duas horas cada. As aulas são gravadas e ficam disponíveis por 1 semana

Descritivo Forma e vazio são conceitos indissociáveis na cultura japonesa. O curso propõe a análise de obras arquitetônicas selecionadas, apoiada pela noção estética ma, para explorar diferentes concepções de espaço-tempo no Japão. Busca-se apresentar aspectos conceituais, espaciais e materiais dos projetos para a compreensão das possíveis relações entre forma e vazio, bem como da aproximação do vazio como potência e não ausência.

Aula 1 | O vazio como potência
A noção estética Ma + Sky House (1958), Kiyonori Kikutake

Aula 2 | Habitar o desconforto
White U (1976), Toyo Ito + Azuma House (1976), Tadao Ando

Aula 3 | O espaço fissurado
The Uncomplete House (1970), Kazuo Shinohara + Villa in the Forest (1992), Kazuyo Sejima

Aula 4 | A dissolução da matéria
Kiro-san Observatory (1995), Kengo Kuma + China Academy of Art’s Folk Art Museum (2015), Kengo Kuma + Final Wooden House (2008), Sou Fujimoto

Mais informações no www.momonoki.byinti.com

 

Tradição e Inovação em Kyoto – Repensando cultura japonesa

Com Victor Hugo Kebbe

23 e 30 de junho, e 7 de julho – às quintas-feiras, das 20h às 22h (horário de Brasília)
Curso online ao vivo, conduzido em 3 aulas de duas horas cada. As aulas são gravadas e ficam disponíveis por 1 semana

Descritivo Kyoto povoa o imaginário japonês há mais de 1200 anos. Apartada da disputa cultural envolvendo Osaka a oeste e Tokyo no leste, Kyoto é vista como a meca das tradições japonesas e polo de haute culture no que tange a estética e as artes japonesas. Antiga morada da Família Imperial e sede das principais escolas budistas japonesas, Kyoto também foi o centro da política japonesa por séculos.

Essa posição de Kyoto no panorama japonês transcende há séculos não só o turismo, mas funciona como um ponto de referência quando se pensa Japão enquanto país e sua relação com os discursos sobre tradição. Contudo, apesar da importância da antiga capital japonesa para o imaginário nipônico, pouco se fala da cidade em um contexto urbano contemporâneo.

Como essa cidade vive, respira, se atualiza e se ressignifica dia após dia? Como seus habitantes pensam, produzem e reproduzem as tradições japonesas?

Seguindo as perspectivas em Antropologia Urbana no Japão de Theodore Bestor, Christoph Brumann, Ronald Dore, Jennifer Robertson e Guven Witteveen, este curso inédito da Momonoki se volta exclusivamente para a antiga capital Kyoto no século XXI, buscando compreender como seus habitantes produzem e atualizam as tradições japonesas no contexto citadino.

Aula 1 | Paisagem urbana de Kyoto, Japão, e seus entrelaçamentos com as tradições japonesas

Aula 2 | Kyoto enquanto polo criador e reprodutor da estética japonesa

Aula 3 | Público e privado na sociedade japonesa no contexto contemporâneo

Mais informações no www.momonoki.byinti.com

 

 


Comunicadora formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), com pós-graduação em Estudos Culturais pela Universidade Paul Valéry, de Montpellier, na França, Piti Koshimura vem compartilhando um olhar contemporâneo sobre o Japão em seu blog, podcast e redes sociais desde 2016. Atenta em criar conteúdos embasados em pesquisa, sua missão é promover um maior entendimento sobre o país de seus antepassados. Além de coordenar a plataforma Momonoki, dedica-se a projetos de conteúdo cultural, pesquisa, consultoria e turismo.

 


Marina Lacerda
 é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), possui Especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015) e Mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2019). É docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá (SP) e integrante da equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Pesquisa e ministra cursos sobre os temas Diagramas na Teoria e no Projeto de Arquitetura, Processos e Análise de Projeto de Arquitetura, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Japonesa.

 


O programa é ainda ministrado por Victor Hugo Kebbe, Doutor em Antropologia Social pela UFSCar e ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão), que atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão), além de Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Atualmente editor do japanologia.com.

 

Saiba mais

Plataforma Momonoki
Instagram @momonoki_jp

Blog Peach no Japão
Podcast Peach no Japão
Instagram @peachnojapao

Instagram Marina Lacerda @maplacerda
Instagram Japanologia @japanologia.mag