(Foto: Otavio Sousa)

Esquina da Arquitetura homenageia o brilhantismo do carioca Indio da Costa AUDT

Diretamente do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo e Guto Indio da Costa dão a honra de sua presença em noite especial do Esquina da Arquitetura, ocorrida na última quinta-feira (4/8), que brindou a referencial carreira da dupla no Indio da Costa AUDT, um dos maiores escritórios brasileiros de arquitetura, agora também reportado na seção Perfil da PROJETO

Na última quinta-feira, 4 de agosto, mais um Esquina da Arquitetura aconteceu na capital paulista. A Uniflex Cidade Jardim esteve repleta de grandes nomes da arquitetura brasileira e de grandes marcas do setor – diga-se: pela segunda vez, a partir da retomada do tradicional evento da revista PROJETO ainda em junho deste ano, na mesma sede – em uma conexão Brasil-Portugal que brinda um dos maiores escritórios brasileiros de arquitetura, o Indio da Costa AUDT, comandado pelos cariocas Luiz Eduardo e Guto Indio da Costa, ilustres homenageados na seção Perfil da PROJETO.

 

(Foto: Otavio Sousa)

 

Quando começaram a atuar em dupla, em 1993, nem o arquiteto urbanista Luiz Eduardo Indio da Costa nem o seu filho, o designer industrial Guto Indio da Costa, imaginavam quão longeva e estimulante viria a ser a sua carreira conjunta, realizada paralelamente às criações nas suas específicas áreas de trabalho. Juntarem esforços para participar do concurso público Rio Cidade, no Rio de Janeiro naquele ano, parecia uma ação pontual, com começo, meio e fim, mas foi bem outro o desenrolar da história. Entre criações de equipamentos urbanos e de planos diretores não apenas para o Rio de Janeiro, mas para outras cidades brasileiras, eles vêm descobrindo ou inventando, na prática, novos horizontes e papeis profissionais, contextualizados na diluição das barreiras dos interesses e competências dos agentes públicos e privados e em iminentes mudanças de paradigmas urbanos por causa de novas possibilidades tecnológicas. Fazem parte do seu portfólio de trabalhos na Indio da Costa AUDT, assim, tipos diversos de engajamento em projetos para áreas públicas, com a participação da dupla e equipes em Concorrências, Licitações, Concessões, MIPs (Manifestação de Interesse Privado), PMIs (Procedimento de Manifestação de Interesse), PPPs (Parceria Público-Privada) … Também as possibilidades de design de equipamentos e serviços urbanos, e das consequentes novas formas de interação das pessoas entre si nas cidades, e delas com os objetos, passaram a impactar no programa dos seus projetos. Este é apenas o começo de uma história que terá ainda muitos e inesperados desdobramentos, mas na qual estão já mergulhados Indio e Guto.

 

O trecho em destaque é a introdução da matéria Perfil – Indio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes, lançada durante o evento e já disponível integralmente em nossa plataforma on-line:

 

[Confira na PROJETO: Perfil – Indio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes]

 

A carreira da dupla, iluminada e referencial, e que os reporta como Perfil na PROJETO, traz a reflexão de Guto:

 

Evelise foi quem escreveu o meu livro, há uns sete, oito anos, então já nos conhecíamos bastante. Em 2019, ela passou em nosso escritório para nos entrevistar para essa matéria do Perfil – inclusive este evento [Esquina da Arquitetura] estava marcado para abril de 2020, quando o mundo parou. Hoje, aqui estão nossos amigos de longa data! E é muito bom ver a PROJETO subsistindo – frente ao que as revistas têm passado – é uma honra gigante!”.

 

Igualmente emocionado, Luiz Eduardo complementa:

 

Quero agradecer por essa gentileza, pois a PROJETO sempre foi parceira de divulgação da arquitetura – muito coerente, muito séria, e é unânime, entre os arquitetos, o respeito pela revista. Então ser homenageado por ela é, sem dúvidas, muito bom! Quero dizer também que me sinto muito feliz pela nossa associação (Luiz Eduardo e Guto Indio da Costa] – achei que sabia fazer design, mas, quando ele se formou, percebi a existência de tantos aspectos complementares e aprendi muita coisa. Então acredito que a nossa associação seja enriquecedora! Também estou muito feliz por ter aqui uma porção de amigos que, infelizmente, por conta da pandemia, da distância, do trabalho assoberbado de todos nós, encontramo-nos muito pouco. Então é uma alegria essa noite: pela homenagem e pelo encontro com os amigos! Muito obrigado!”.

 

 

Rodeada pelos amigos de profissão, a dupla homenageada contou com a companhia do arquiteto Marcelo Barbosa, do Bacco Arquitetos, que, feliz em prestigiar os companheiros, declarou:

 

Dividimos um espaço, uma vez, no Instituto Tomie Ohtake. Era uma apresentação sobre design, e Luiz Eduardo fez uma primeira palestra, sobre estações de ônibus, e eu palestrei em seguida. Foi muito legal! Então a amizade já é de anos, e é fantástico estar aqui homenageando uma carreira tão brilhante como a dele – também junto de Guto!”.

 

Rememorando histórias de vida ao lado de Luiz Eduardo e Guto, o arquiteto Eduardo Manzano, do EMDA Studio, exclamou: “Eu sou suspeitíssimo para falar! Tenho os dois em alta conta, são uma dupla que dispensa comentários! Heróis!”.

 

 

O evento contou com o patrocínio das empresas Uniflex, AGC, Saint Gobain, Tramontina, Herman Miller e 3M – Layers, e co-realizado pelo Grupo Cidade Jardim. Também teve o apoio da mmciteBR, e do e-commerce de vinhos Peso da Régua,  além da parceria com a talentosa equipe do chef e arquiteto Beto Pierro.