Luz & Mercado: Qual a opinião dos debatedores sobre a relação entre projetistas, luminotécnica e fabricantes? E o fato de fabricantes e revendedores de luminárias fornecerem projetos “gratuitos” aos clientes?

Qual a opinião dos debatedores sobre a relação entre projetistas, luminotécnica e fabricantes? E o fato de fabricantes e revend

Qual a opinião dos debatedores sobre a relação entre projetistas, luminotécnica e fabricantes? E o fato de fabricantes e revendedores de luminárias fornecerem projetos “gratuitos” aos clientes?
Rosane Haron

Do ponto de vista do fabricante, faz parte da concorrência. Esses serviços deveriam ser um suporte técnico para o consumidor, e não o desenvolvimento de um projeto.
Sob o ponto de vista do projetista de iluminação, é uma situação complicada. Boa parte das pessoas que buscam esses produtos são arquitetos que acham difícil vender o projeto de iluminação para o cliente que imagina que ele está incluso no projeto de elétrica. O ideal seria que entidades como Asbai e Abilux chegassem a um denominador comum sobre esse tipo de atividade. Da forma que está, ninguém é contemplado.

Esther Stiller

Quem pensa que isso é projeto não sabe absolutamente nada sobre o quanto demanda conceber um processo. A questão do projeto gratuito é um item que a Asbai discutirá com a Abilux e tenho certeza de que chegaremos a um bom termo, porque também acredito que essa situação seja muito penosa para a indústria. Não há coisa alguma gratuita, o custo está embutido em cada luminária. Discutiremos também outro item bastante delicado, que é o pagamento indireto de honorários via fornecimento de luminárias, o que considero suicídio profissional.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante