Desde o início da produção de revestimentos cerâmicos, a Roca Brasil Cerámica tem se consolidado no lançamento de produtos em conformidade com as tendências emergentes no mercado. Japonismo, Hygge e Danshari, conceitos orientais e escandinavos que nos levam a um novo modo de viver, são traduzidos nas novas coleções da marca.
Atento a essas discussões multidisciplinares, o Grupo assim se firma progressivamente como referência na produção de peças que exprimem conceitos tematizados na contemporaneidade. O ofício de conceber revestimentos extrapola questões técnicas e passa a materializar estilos de vida, filosofias, causas político-sociais e de representatividade, por meio de traçados, texturas e tons. O conforto do design expresso no estilo dinamarquês, valorizando o belo e aconchegante, se une ao japonismo, que nos convida a viver estritamente com o necessário. O resultado são peças atuais, de acordo com o minimalismo da era em que vivemos, com menos excessos e mais essência.
“Olhamos macrotendências para elaborar coleções futuras”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. Consistem como fortes referências criativas a mescla de questões expressivas e comportamentais, em consonância com produtos consolidados pelos setores arquitetônico, construtivo ou de design.
Segundo a especialista, para a coleção 2021, a base consistiu em algumas disciplinas que já se manifestavam mundialmente há alguns anos e, por conta da situação pandêmica, foram intensificadas e aceleradas – dentre outras, as que sinalizam os grupos do ‘Essencialismo’, da ‘Era do feminino’ e do ‘Retorno às origens’. O trio de macrotendências compartilha entre si o âmago daquilo que preza pelo essencial, conferindo sutileza, acolhimento e aconchego ao ser no espaço.
“Aprendemos, hoje, que o tempo é um novo luxo. Conceitos já muito vistos nas tendências escandinavas e japonesas ganharam destaque, nos levando a um novo modo de viver, mais essencial e minimalista”, afirma Schulka.