Più Restaurante (Foto Maurício Moreno)

Conteúdo Knauf Ceiling Solutions:
Restaurantes com acústica de primeira

Um dos fatores fundamentais em projetos de restaurantes é o tratamento acústico dos ambientes. Além do desempenho, que deve atender aos níveis de conforto desejados, as soluções empregadas precisam também colaborar com a estética dos espaços.

Patrocinado

Além de proporcionar aos frequentadores a degustação da boa gastronomia, o restaurante é um ambiente de relaxamento e socialização. Para que a experiência dos visitantes seja positiva, o tratamento acústico está entre os fatores de maior importância na concepção do espaço. As soluções empregadas devem favorecer as interações entre as pessoas sentadas à mesa, ao mesmo tempo que precisam garantir a privacidade e evitar que as conversas sejam plenamente ouvidas pelos grupos vizinhos. A necessidade de combinar esses fatores torna a elaboração desses projetos bastante desafiadora.

Também é necessário considerar as diferentes fontes de ruído para acertar na escolha dos materiais que serão usados no tratamento sonoro. Nessa equação entram, por exemplo, possíveis apresentações musicais ao vivo e os barulhos provenientes do trabalho na cozinha. A especificação dos produtos precisa avaliar, ainda, o tamanho do restaurante e o tipo de experiência oferecida (fast-food, serviço de luxo etc.). Com base nessas variáveis, o arquiteto pode escolher a solução que mais se adequa ao projeto.

Entre as principais alternativas estão os forros acústicos, instalados justamente na área responsável pelo maior índice de absorção sonora. Outros materiais que podem ser fixados no teto para cumprir função semelhante são as ilhas acústicas (elementos que absorvem o som tanto na superfície inferior quanto na superior) e os baffles (peças verticais que também desempenham o papel de absorção sonora). Além disso, é possível utilizar revestimentos com propriedades acústicas nas paredes.

 

As soluções acústicas passaram a integrar a decoração do restaurante D’japa. Instalado em 2014, o forro permanece com aspecto de novo (Foto: Alessandro Couto)

 

Cada uma dessas soluções apresenta níveis distintos de desempenho e impacta de maneiras variadas no visual do restaurante. Antigamente, era bastante difícil para os arquitetos mesclarem conforto acústico e beleza nesses projetos, já que os produtos disponíveis não eram esteticamente diferenciados. Entretanto, o cenário mudou. Hoje, o mercado oferece soluções que aprimoram o acabamento. É o caso da linha HERADESIGN®, desenvolvida pela Knauf Ceiling Solutions, que pode ser fornecida na cor que o cliente desejar. A empresa também tem em seu portfólio ilhas acústicas produzidas a partir de matérias-primas variadas e outras opções acústicas que refinam a estética do restaurante.

Assim como proporcionam aos arquitetos uma grande liberdade criativa, os produtos agregam segurança contra o fogo e higiene. O vasto leque de soluções da Knauf Ceiling Solutions conta com materiais facilmente laváveis e que evitam a proliferação de fungos e bactérias, sendo assim ideais para cozinhas.

 

Localizado em uma livraria, o La Griglia precisa lidar com diferentes ruídos (Foto: Alessandro Couto)

 

Os paineis Heradesign, fabricados com pínus de reflorestamento aglomerdo com magnesita, possuem tratamento BFA (previne contra proliferação de fungos e bactérias) são indicados para o salão principal do restaurante. No catálogo da empresa estão, ainda, forros modulares, forros monolíticos, baffles, além das ilhas acústicas – todas as opções podem ser empregadas tranquilamente em restaurantes para alcançar o visual e o desempenho desejados.

Outra vantagem é que as soluções são facilmente instaladas. Algumas delas, como as ilhas acústicas, podem ser fixadas durante a manhã ou à tarde para que o restaurante funcione normalmente à noite. Já os forros modulares são apoiados em perfis do tipo “T” e não requerem nenhum acabamento (já vêm prontos de fábrica). Enquanto as ilhas acústicas são apenas atirantadas na laje com altura definida pelo proprietário do espaço.

 

Conforto acústico na prática

A Knauf Ceiling Solutions já participou de importantes projetos de restaurantes. Uma dessas obras é o restaurante japonês D’Japa, localizado em São Paulo, onde as placas HERADESIGN® (modelo Superfine) foram instaladas como forro acústico. “Nesse tipo de ambiente, o conforto acústico é fundamental. Melhor ainda se estiver acompanhado por um visual bonito”, conta José Miguel Hallage, proprietário do restaurante, indicando que as soluções de tratamento sonoro passaram a integrar a decoração do salão.

A execução do forro aconteceu em 2014, mesmo ano da inauguração do empreendimento. Desde então, as peças não demandaram manutenções (as limpezas acontecem de maneira muito simples). “Mesmo depois de todo esse tempo, o forro preservou o aspecto de instalação nova”, destaca Hallage, lembrando que a solução permitiu que quatro equipamentos de ar-condicionado fossem embutidos no forro sem problemas.

 

No Più, uma das particularidades é o barulho do shopping (Foto: Maurício Moreno)

 

Já o Più Restaurante, projeto da arquiteta Beatriz Pinheiro, tem a particularidade de estar dentro do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Com nível de ruído elevado, por conta de a entrada estar voltada ao centro de compras, a solução encontrada foi a instalação de ilhas acústicas HERADESIGN® no primeiro ambiente. Posicionadas em alturas diferentes entre si, as peças colaboram para o controle das reverberações. Os materiais da linha HERADESIGN® também foram instalados nas paredes superiores à entrada e no forro do salão interno, que tem pé-direito mais baixo, com baffles dispostos em intervalos regulares.

Outro case semelhante é o do La Griglia Steakhouse, que pertence ao Grupo Varanda. O estabelecimento está localizado no mezanino da Livraria Cultura, no Shopping Bourbon, em São Paulo. Com projeto assinado pelo escritório Bruschini Arquitetura, o restaurante precisa conviver com os barulhos provenientes da livraria. Para garantir o conforto dos visitantes, os dois espaços do restaurante receberam produtos da Knauf Ceiling Solutions: nuvens da linha HERADESIGN®, aplicadas no salão aberto, e forros da mesma família, instalados no ambiente mais reservado.

 

Um dos desafios no projeto acústico do restaurante Fattoria Ráscal foi enfrentar uma grande quantidade de superfícies frias (Foto: Fran Parente)

 

Por fim, no Fattoria Ráscal, localizado em São Paulo e projetado pelo Estúdio Penha, o desafio principal era criar um espaço mais silencioso e que priorizasse a inteligibilidade da fala. “Além disso, tivemos que superar alguns desafios como alterar minimamente o projeto arquitetônico e a decoração; enfrentar uma grande quantidade de superfícies frias (vidros, lajotas, pedras, entre outras); tratar o excesso de ruídos vindos da rua movimentada, onde o estabelecimento está inserido; e ter atenção com o efeito reverberante do pé-direito duplo do salão central (tipo abóboda de catedral)”, enumera Stefo João Jabra, consultor de acústica responsável pela Auditorium Technologies, que atuou na obra.

Com todas essas características em mente, o projetista indicou a instalação dos baffles HERADESIGN® no topo do salão alto, que é totalmente circundado por vidros. As peças foram posicionadas verticalmente, em tamanhos e pontos previamente calculados para que cumprissem a função de difração das reverberações (além da absorção característica do material). Também foram empregadas as placas HERADESIGN®, com espessuras de 15 mm e 25 mm, em uma estrutura encimada por placas AMF THERMATEX Antaris, da Knauf Ceiling Solutions, para criação de mais um estágio de absorção. “Conseguimos com essa estrutura colocar 314 m2 de superfície absortiva em uma área de 41 m2”, conclui Jabra.

 

 

 

www.knaufceilingsolutions.com.br